23 de novembro de 2009

DESCANSA

segunda-feira, 23 de novembro de 2009 Descança coração e bate em paz. Hoje acordei, mas não queria acordar, não queria acordar nunca mais. Queria dormir eternamente, queria entrar num sono profundo. Mas acordei, tinha que acordar, mas quando acordei não queria ser eu, queria ser outra pessoa, qualquer outra pessoa que não fosse eu. Ás vezes me pergunto pq tenho coração. Não queria ter coração, queria arrancá-lo do peito, se não tivesse coração viveria melhor. Engraçado isso, pq sem coração ninguém vive, afinal ele que bombeia nosso sangue, mas comigo seria diferente, eu viveria sem coração. Queria que meu coração descançasse em paz. Um dia assisti uma peça em que uma das personagens tinha o coração arrancado, queria tbém arrancar o meu. Pra que ter um coração? Se ele me impede de viver? Tem uma música que hoje, seria minha trilha sonora: Cansei de tanto procurar Cansei de não achar Cansei de tanto encontrar Cansei de me perder Hoje eu quero somente esquecer Quero o corpo sem qualquer querer Tenhos os olhos tão cansados de te ver Na memória, no sonho e em vão Não sei pra onde vou Não sei Se vou ou vou ficar Pensei, não quero mais pensar Cansei de esperar Agora nem sei mais o que querer E a noite não tarda a nascer Descansa coração e bate em paz (Composição: Simons & Marques / Alberto Ribeiro) Postado por Jaque Lira às 02:39

Festival de quadinhos!!!

3º FESTIVAL DE QUADRINHOS DA FNAC – HQ O QUÊ? A diversão das HQs brasileiras promete tomar conta de Curitiba mais uma vez! A terceira edição do “HQ O QUÊ?” que a cada ano coloca os quadrinhos em evidência no incentivo à leitura, a produção artística e discute mercado de trabalho e educação, volta a ser destaque na programação de eventos de final de ano da Fnac. Sob curadoria do cartunista Rodrigo Belato, criador do Punk Afonso, e diferente do formato dos outros anos, o “HQ O QUÊ?” traz nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro, simultaneamente, mesas de bate-papo com convidados especiais, lançamentos exclusivos, pocket shows com bandas locais e uma surpresa: o concurso de tiras “Tirando com a Fnac!” que, durante os três dias de Festival, crianças, jovens e adultos poderão roteirizar e desenhar uma tira em quadrinhos de 3 quadros e concorrer a prêmios especiais da loja! Não deixe de assistir e participar de mais esse evento cultural na nossa cidade!... Viemos através desta proposta, solicitar a empresas que valorizam a cultura e a arte da nossa cidade, patrocínio financeiro para os artistas. Dia 01 – “Humor e quadrinhos – onde o riso encontra a arte” Convidados: - Rodrigo Belato - Diogo Portugal - Benett - Tiago Recchia Músico convidado: - O Sebbo Dia 02 – “Cinema e quadrinhos – onde o olhar encontra outros olhos” Convidados: - Rodrigo Belato - José Aguiar - Fúlvio Pacheco - Fábio Allon Músico convidado: - Vilma Ribeiro Trio Dia 03 - “Mestres e quadrinhos – onde a arte encontra a nova arte” Convidados: - Rodrigo Belato - Luiz Solda - Bellenda - Paixão Músico convidado: - Iria Braga

20 de novembro de 2009

curitibana

E é isso, essa cidade não resiste a chuva, as ruas dessa cidade foram feitas para serem percorridas por pessoas molhadas, por cães molhados, as ruas dessa cidade foram planejadas para que um rio de nuvem trafégue. Eu gosto dessa cidade, eu tenho o coração mais seco que um deserto e tenho chuva que brota dos olhos. Essa cidade é feita de bares aconchegantes e alcoólicos para que as pessoas se encontrem e eu, eu fumo, então faço companhia para o rio que corre do lado de fora e faço nuvens de fumaça e rego meu coração deserto.

curitibana

Eu tenho sal na boca, tenho um peixe boiando no buraco negro do meu coração, eu tenho uma massa cefálica feita de chocolate e nicotina, tenho um corte no pulso direito e uma pinta na ponta do nariz, eu tenho medo do escuro, tenho o cabelo molhado de chuva eu não tenho um guarda-chuva, não tenho casa e não tenho um cachorro, mais, eu tenho um livro inacabado e tenho uma amiga que tem o tamanho de uma joaninha, eu tenho uma joaninha de amiga feita de um verde avermelhado e agora também tenho um Martine com gim e uma azeitona, eu tenho uma azeitona no buraco negro da minha boca.

18 de novembro de 2009

Dinora

...o problema era aquela fila enorme de supermercado e as pessoas com suas mascaras de vida perfeita, melhor não suportar isso tudo por muito tempo, pensou Dinora enquanto abandonava seu carrinho repleto de guloseimas. Atravessando a rua notou um café espremido entre duas lojas, entrou e ascendeu um cigarro. - O cardápio? -Sim obrigada. Dinora notou que os frequentadores falavam tantos eus que era possível aquele lugar servir como igreja da religião do ego. -Um chocolate quente por favor. -Pois não. Um casal atrás de Dinora discutia sobre o quadro da parede, ela achava bréguissimo,enquanto ele dizia que era alegre e quebrava a seriedade das pessoas, a mãe de Dinora também pensava assim, sua casa foi a vida inteira fria, de paredes brancas, móveis marfim e para fingir alegria vasos de flores de plástico, quadros de frutas coloridas e quinquilharias por tudo quanto é canto, bréguissimo, pensou Dinora.

6 de novembro de 2009

carta ao filho

É nesses dias chuvosos que sinto de vc maior falta, é nesse dias q me falta coragem,dias em que me falam em silêncio, dias em que n te esqueço...o bater incessante do vento nas árvores ... dias q de tão úmidos provocam lágrimas a face ... Ha! esses dias em preto e branco de frio e melancolia...O q seria? se n houvesse a gotícula de tua lembrança? esse cheiro da tua nuca, esse mar na minha memória ... o q seria de minh'alma se não tivesse de companhia a saudade constante e no peito essa dor de tua ausência? e no final de meus dias, banhados de orvalho e névoa, me lembro de tua vida em meu ventre, da tua pequenina boca em meu seio, do teu grito o primeiro... Filho meu...menino...de onde vem tanto amor,tanto querer, toda essa dor? será q de mim poderia surgir criatura tão pura? seria eu de teu convívio digna? ... n creio ... Se assim for, pq n estamos juntos se de mim vc veio?

3 de novembro de 2009

Dinora

Quando o despertador tocou Dinora já olhava sua agenda, tanta coisa pra organizar, comprar e no canto direito da folha amarela o lembrete: aniversário de papai bastou para esquecer o atraso e chorar mais uma vez pela morte daquele que a educou e amou incondicionalmente, lembrou de um dia chuvoso, devia ter ela três ou quatro anos e brincava sozinha em seu quarto quando Gilmar chegou do trabalho pegou Dinora no colo e os dois foram juntos e sorrindo para o quintal da casa, a chuva pesada e gelada molhava seu rosto parecia que ela e papai eram feitos da mesma pele, foi a emoção mais forte que Dinora sentiu e que foi brutamente interrompida pelo grito de mamãe e do despertador que a chamava para a realidade. Chegou atrasada com os olhos inchados e imediatamente Tati, a metida do atendimento se pôs a berrar: Dinora! Que pensa você?Dinora assustada não reagiu e seguiu para o seu computador. –Ei não ta ouvindo? -Estou sim. – E então o que pensa? Chega todo o santo dia atrasada! - E por acaso é você quem me paga? - Que desaforada! Vem todo o dia mal vestida, fedendo cigarros, com esses óculos horrorosos, é mal humorada e chega atrasada... Dinora levantou e foi até a sala da administração, Tati não se conteve e foi atrás entrou na sua frente e antes mesmo de abrir a porta começou a falar... – duas latas de leite condensadas com três gemas cozinham, meio quilo de chocolate derretido, morangos...Como é mesmo aquela receita? Ela não lembrava, após aquela confusão e a demissão de Dinora o que restava a ela era se entupir de doce...

Fragmentos monogâmicos

E agora? Você estava tão segura n é? ai amorzinho... vc fica com quem vc quiser eu tmb...vamos ser maduros... nos desapegarmos de coisinhas pequenas...eu vou continuar te amando... Que baboseira! realmente vc fez o q queria...até beijou aquele cara babaca do te passado... mais eu, eu n, quando é comigo vc vem por o dedo - N vai ficar com fulana, afinal de contas...blá blá blá... Vc quer ter o poder n é mesmo? se sentir livre coisa e tal...mais eu...eu tenho q ser fiel a vc! Quer saber? eu fiquei com a vizinha de cima! fui lá né, tipo ser legal e tudo, arrumei o vazamento da pia e comi ela! Q é? ta horrorizada? comi ela ali mesmo o chão da cozinha, todo molhado e cheirando a detergente... Vai chorar agora? foi vc quem me fez achar normal, natural, moderno...n é isso? então para de crises e continua me amando, vamos levar a sério esse papo de amor livre, de relação aberta ou qualquer porra parecida...ou q saber, vai embora de uma vez! Se quiser podemos até morar em casas separadas, vc leva a xícara laranja e eu fico com o tapete de boas vindas... e no dia em q vc estiver afim e eu estiver livre saímos para tomar um café e tudo mais, ou então, voltamos a ter um relacionamento pré-histórico com cobranças, desconfianças e todas as coisinhas patéticas q vc odeia... E agora?

Fragmentos monogâmicos

Estava bom o chá, meu amor? é pelo visto gostou...o efeito foi rápido...uma pena que você tenha batido a cabeça antes de cair,está com um galo horrível na testa... Você não acreditava não é mesmo? Nem quando eu dizia você acreditava. Você jurou não é? jurou me amor pra sempre, jurou pra mim, pro padre, pros convidados...jurou até pra Deus que iria me amar pra sempre...e agora heim? Você foi a pessoa mais mentirosa que já conheci! -acende um cigarro- O que é? o cigarro ainda te incomoda? que ridículo... Foda-se! agora quer discutir bobagens... Quem você pensa que é? achou que eu iria entender e tudo bem...não eu não sou assim, não eu não volto atrás...acreditei na tua palavra e naqueles planos para o futuro... Vai ficar ai me olhando com essa cara de morto? foi isso que restou de você... Abrir a porta? não, não mesmo,não tenha esperanças que eu não vou deixar você sair por ai como alma penada! eu pensei em tudo meu amor, tenho cigarros suficientes para que o veneno faça efeito,me derrube de vez... Lembra daquele papo de morrer juntos... Ta julgando minha sanidade? que horror um morto preocupado com essas coisas mundanas...morto isso mesmo, não se deu conta ainda? -ri euforicamente- eu doei todas as nossas coisas para aqueles cretinos dos teus irmãos... Sabe o que vai acontecer? só vão achar a gente daqui duas semanas quando o apartamento começar a feder defunto, eu falei pra todos que vamos fazer uma viagem...e vamos... Engraçada essa vida irônica não é mesmo? se você pudesse falar agora iria fazer um decurso sobre como é necessário ter amor próprio e toda essa porra! ta vendo, até morto você é previsível... -segura a cabeça com as duas mãos- ...Ai to ficando tonta... E ai quer ser enterrado ou cremado? bom, não importa eu deixei uma carta pedindo que nos cremem... Adivinha? nossas cinzas serão guardadas naquele baú velho que você tanto detesta e provavelmente vão esquecer a gente lá dentro daquela casa vazia que você se negou em vender... -beija o corpo estendido no chão- Bom sono queridinho, não se preocupe teremos outra chance agora.

28 de outubro de 2009

...Casamentos foram inventados para sacrifício humano, não sacrifício desses que matam a paulada, espadada nem degolam a pessoa, simplesmente amarram sua liberdade em uma cerca elétrica e vc olha pro lado: um choque, vc coloca aquela blusa decotada: dois choques, vc sonha com outro alguém um puta choque daqueles q te arrancam o sono... e ai vc come e fica gordo e fica horroroso e fica mal humorado, pq no casamento vc n faz sexo, vc faz antes, faz até com outros se quiser mais não no casamento, sexo corrompe o casamento, vc tem vontade de se permitir loucuras extraordinária fora do casamento, mais então por que casou? Simplesmente pq amava aquela pessoa mais então decidiram mudar uma a outra, porque é isso o que acontece, e ai não gostam do que fizeram, ficam tão iguais e insuportáveis...e ai vc vai torturando o outro, afinal ele te amarrou em uma cerca elétrica e o outro se sente assim tmb...o casamento é um plágio do inferno bíblico...

23 de outubro de 2009

... E ela pegou o ônibus de novo, parou no mesmo ponto, fumou um cigarro naquela praça de sempre e foi...Foi sem vontade nenhuma, foi não querendo, mais sempre indo...Ela chegou atrasada mais uma vez, sentou na mesma cadeira dos dias anteriores e se recusou a trabalhar...Faz sol lá fora...O barulho constante dos carros na rua da frente, na rua do lado e até os pássaros invadiam a sala com seus gritinhos descompassados...E ela ali, pensando em como fugir...Não ela não fugiria, então procura amigos na internet, liga para os amigos, para o filho, para o amor...o amor não atende...E isso deixa o dia mais vazio...Ela passa um café, fuma um cigarro, coça a nuca e passa rimel nos olhos, só pra disfarçar, dança com a própria sombra na cozinha e é interrompida pelo barulho da porta...Ela não está mais sozinha...Então fecha o coração e cumpre seu papel eficiente...Sim ela tem um plano...Mais é que hoje tudo ta difícil...Esse maldito horário de verão enganando a noite...Não ela não gosta desse dias longos em que se sente uma certa nostalgia da infância...Ela não gosta de pessoas de má vontade e nem de cachorro quente, isso é um problema já que sua amiga mais querida adora...Mais ela gosta de docinhos e gosta de combinar as roupas, as unhas e as pessoas...Combinar pessoas é ótimo sempre tem um casalzinho que chama atenção ou então aquelas mães que se reproduzem nos rostos de suas filhas...Nem sempre as pessoas combinam...A caneca do escritório não combina com o prato amarelo...E ela combina com alguém? Ela não sabe mais, ta tão confusa sobre si mesma que se sente jogada no mundo...Como se nascesse exatamente nesse momento e a luz, a luz invade seus olhos violentamente, recebe uma palmadinha na bunda e grita pro mundo que chegou agora...

29 de setembro de 2009

190

 Começou com um TOC. O mínimo ruído já foi o suficiente para a irmã neurótica se questionar sobre o que estaria acontecendo. E eu tranquilamente respondo-lhe que não era nada, apenas nossos vizinhos anormais, que resolveram chamar a atenção novamente. Eles são assim mesmo, fazem a mudança, escutam música, discutem a relação chegam em casa, tudo nesse horário aí... são da madrugada! Sempre foi assim. Eu q não sou muito fã de TV, continuei sentadinha no sofá poluindo minha mente com telejornais quase anestésicos, e quase não sentia o vento gelado q alisava sutilmente os pés sem meia. Derrepente um TOC mais estridente. E mais uma vez a irmã grita: Meu! O que é isso? Qual é a desses vizinhos? Na tentativa de acalma-la, e voltar o quanto antes para o telejornal, sugeri que ela parasse de neuras e sei lá... Ela poderia muito bem ouvir uma música, de preferencia fechar os olhos, apertar o OFF no cérebro. E eu poderia ouvir pelo menos uma, notícia, do começo ao fim. Beleza, agora entra no quarto, faz o q eu falei e vê se me esquece. Foi o que pensei. A moça falava sobre sua filha que foi ligeiramente roubada e... PUTA QUE O PARIU! Q PORRA DE BARULHO É ESSE! Agora sou eu q tô ficando neurótica! Na verdade não era (pelo menos não ainda) os barulhos estavam se tornando infernais batutando na nossa cabeça. Como se não bastassem as marteladas da montagem do guarda-roupa na casa do vizinho ( o que poderia ser, só poderia ser..) a matriarca, senhora minha mãe, começa a berrar do outro lado da casa. Pronto! Agora o circo ta armado. Diante do olodum do vizinho (só poderia ser, tamanha farra que ele estava fazendo) estava eu sentadinha no meu sofá onde de um lado tinha a irmã neurótica e do outro lado a matriarca senhora minha mãe gritando. Agora era praticamente impossível ouvir se quer a manchete da noticia, quem dirá ela inteira. Tudo bem. Pensei... Então vamos fazer algo... Sei lá, começaremos a discutir, e aumentaremos o tom de voz bem coladas a parede, p o vizinho sacar que estamos aqui do outro lado do lado que ele está, e quem sabe, se ele for esperto, ( talvez ele não seja) ele "se liga" que estamos aqui! Genial! Idéia genial, só poderia ter saída da garota prodígio da família! Pela reação das moças que me acompanhavam durante essa noite, quem sacou fui eu, que essa idéia talvez não tenha sido tão boa assim. Tudo bem eu volto para o meu sofá... e ... Bom acho q estou ficando louca, mas o volume da minha TV esta aumentando e eu nem encostei no controle. A Irmã grita novamente, despertando-me da minha alucinação e ordena que eu abaixe o volume. Mas pera aí eu não aumentei a porra do volume... É a sua mãe que ta surtando. Garanto-lhe que é a TV dela q esta no ultimo volume, até por que a do vizinho não pode ser já que ele está imensamente ocupado desentortando a panela de pressão a base de marteladas (é pq pela barulheira, só pode ser...). Se minha sugestão naquele momento valesse ouro, estaria eu rica pq era exatamente isso. A Matriarca, senhora minha mãe, entrou na briga com o vizinho mesmo ele sem saber (pelo menos até o presente momento) e decidiu colocar a TV no ultimo volume. Efetivamente não obtivemos muitos resultados, já q o vizinho baderneiro não parou com as batucadas na pia (pensando bem acho q ele estava tentando concertar a pia....), mas pelo menos uma manchete eu ouvi... por outro lado, ninguém mais estava aguentando o som ensurdecedor da TV q nos estouravam os tímpanos, e após 5 min naquela pressão, sedemos ao inimigo. Mas eu não me rendo nunca e depois dessa, surtei tbm! estufei o peito, peguei a chave da porta, e fui até a rua pra verificar o q realmente estava acontecendo, considerando q a essa altura do campeonato na tentativa de montar o quarto do bb durante a madrugada ( sei lá, numa dessa eles ganharam um neto...) os barulhos do vizinho não incomodavam tanto quanto as duas penduradas no meu pescoço, gralhando no meu ouvido e ainda com a TV no ultimo volume! Ao sair na rua levei um tremendo susto ao olhar para o céu cheio de estrelas. Quase me esqueci o q estava fazendo ali na madrugada, com os pés sem meia no chão. Olhei para os lados, a rua apresentava-se como sempre, deserta. A luz da casa do vizinho estava acesa, e a moto não estava na garagem, mas pude confirmar, q o estardalhaço realmente vinha da casa dele. Pensei em chama-lo para conversar, pedir educadamente pra parar com o ensaio da bandinha de reciclados... mas achei melhor não. Sou curitibana, mal olho para mim mesma, quem dirá cumprimentar os vizinhos do lado! E pior q isso ainda é bater no portão deles pra informar (educadamente) q eles estão me atrapalhando! A mas bem capaz! Decidi então recolher-me aos aposentos novamente, e esquecer essas bobagens. Para tanto decidi fechar o portão com um pouquinho de brutalidade, para sei lá, de repente contribuir sonoramente com as composições da bandinha de utensílios domésticos do vizinho. 5 segundos foi o q eu consegui de silencio absoluto. Nada além disso. E as aberrações começaram a gritar, quase que sincronizando os agudos as tentativas de uma melodia desconcertante do vizinho.CACETE! Me vejo louca! Me dá esse telefone eu vou discar o 190! A irmã neurótica então fez isso por mim, e ficamos alguns minutos quase intermináveis ouvindo musiquinhas toscas, dessas d quem ta na linha esperando um humano com o mínimo de racionalidade nos atender. Poxa vida, até pra falar com a policia preciso ouvir porcarias. Ok, a irmã começa a explicar q ouve barulhos estranhos na casa do vizinho e teme q a mesma esteja sendo assaltada. É claro, pq no fundo nossa preocupação era essa.... ( na verdade desejando ferrar imensamente com o filho da puta do vizinho). Puta merda, a irmã neurótica, estava quase dormindo ao telefone, e o bendito policial q nos atendeu, só faltou pedir p nós pegarmos as armas q tinhamos escondidas nos potes de arroz e rendermos os assaltantes! Cacete me dá essa merda de telefone q eu resolvo isso! Então bruscamente peguei o telefone e comecei a dialogar com o PM. Olha só senhor, o q nós estamos tentando lhe explicar, é q algo de errado está acontecendo na casa do vizinho, os barulhos são estrondosos, estamos preocupadas com a integridade dos moradores dessa rua. Por Deus q péssima ideia me refirir desse modo ao PM. O carinha teve a pachorra de dizer q talvez fossem os moradores chegando em casa, ou sei lá, pelo jeito o carinha não tava mto a fim de trabalhar. É evidente q eu sabia q eram os moradores, mas não iria ligar pra policia pedindo para q eles viessem a minha rua parar com a terapia musical que estava rolando na casa ao lado ( é pq só poderia ser...). Falei mesmo q mais parecia um assalto, e q por precaução, talvez fosse melhor uma viatura fazer uma ronda na região. Na verdade eu só queria q o maldito barulho parasse. Acontece q o PM, estava dificultando demais o acesso deles até a rua da minha casa, e minha paciencia q não estava la mto boa, foi detonada em poucos segundos de conversa com o engraçadinho intolerante q me atendeu. Eu simplesmente disse-lhe q se a minha casa ou a do meu vizinho fosse assaltada a responsabilidade não seria minha. O cara desligou na minha cara o q me deixou mais emputecida ainda! Ta certo q eu estava gritando com ele, tudo bem, eu entendo... Mas era por uma causa nobre. A matriarca senhora minha mãe queria dormir, a irmã neurótica queria dormir, eu queria ver todo mundo dormindo e poder assistir um noticiário na TV, bem tranquilona. Enquanto isso o vizinho fazendo batucada de madrugada? Cacete o PM do outro lado da linha q me fez aguentar esse circo desde as 22:00h da noite com batucada de vizinho inconveniente, matriarca berrando d um lado, irmã neurótica de outro, musiquinha de fila d espera para atendimento telefônico ainda faz o favor de desligar na minha cara? Certeza q ele pensou q eu era louca... talvez não fosse mas naquele momento eu estava sim senhor. Depois dessa quis mesmo era mandar todo mundo p o espaço, e decidi fazer o q queria desde o começo, com percussão a base de improviso ou não! Respirei fundo e ainda com o telefone na mão, não me conformei com a ignorância do PM. Ok o vizinho não deu trégua e derrepente a filha dele chega de carro. A irmã neurótica saiu correndo abrindo a janela pra falar com a fulana vizinha. A mesma realmente confirmou q eram eles que produziam as sonoridades bizarras na casa ao lado, porém, afirmou q estavam apenas arrumando o forro, pra poder dormir, pq foram assaltados. PIMBA! Se ter previsões em diálogos com PM ignorantes por telefone desse ouro estaria eu rica! Saí berrando pela casa! Inclusive abri bruscamente a porta do quarto da matriarca pra lhe contar o bafo! Não sei como, mas ela parecia já estar dormindo... Após o diálogo breve com a vizinha, decidimos então continuar com nossos afazeres. Mas foi eu sentar no sofá novamente e ouvir o boa noite do repórter, q a minha frustração noturna aumentou, principalmente depois de reparar q uma viatura da polícia estava fazendo ronda bem na rua da minha casa. poxa vida mas q engraçado eles vieram mesmo. Fiquei apavorada! Até ha alguns minutos atrás a vizinha nos falou q não tinha interesse algum em chamar a policia, pois sabia q nada eles iriam fazer p resgatar os pertences dela ( muito menos p resgatar meu sossego noturno). Puta merda, tive q sair na rua de novo, dessa vez para ter um tete a tete com os PM, q me olhavam com desconfiança. Expliquei q consegui descobrir o q havia acontecido, ( na verdade disse de supetão q a casa do vizinho tinha sido assaltada, como se tivesse sido uma premonição minha...) assinalei com o dedo a casa do vizinho e vagarosamente fui de costas mesmo, até a porta da minha casa, tentando amenizar a sensação de q ferrei com a historia toda. Os PMs conversavam com a vizinha q não estava muito a fim de papo. Depois d fechar a porta, a irmã histérica e a matriarca estavam em pé, quase como morto-vivos q surgem do nada com uns riscos sobre a cabeça q mais se pareciam com pontos de interrogação. Durante alguns segundos fiquei estática com aquela cara de quem é recepcionado por uma festa surpresa, e simultaneamente as 3 começam a falar sobre suas suspeitas em relação ao vizinho. Desenvolvemos todas a linhas de pensamentos dessas do tipo teoria de conspiração, até chegarmos a conclusão de q talvez nosso vizinho sairia na capa do jornal na manhã seguinte algemado, acusado de máfia e tráfico de drogas onde escondia o produto no forro da casa.

19 de setembro de 2009

102, informaões, bom dia!

-Jéssica, 102 informações, bom dia! -Eu vou me matar. -O senhor poderia repetir, por favor? -Eu vou me matar! -Senhor, o senhor gostaria de solicitar alguma informação? -Não me chame de senhor! -Pois não, você gostaria de solicitar alguma informação? -Não, eu só liguei pra dizer que vou me matar. -Senhor não tenho autorização para conversas que não sejam restritamente informativas. -Não me chama de senhor, porra! to com a corda bem apertada aqui no meu pescoço e toda vez que me chama de senhor tenho vontade de me estrangular de uma vez. -Você gostaria de solicitar o telefone de algum psicólogo? -não, eu não gostaria e você está formulando a frase errada. -Vou desligar, você já ultrapassou o tempo de informação. -Se desligar eu me mato! -Preciso desligar, são as normas do meu serviço. -Foda-se! Quem você pensa que é? Por esse tipo de gentinha como você é que vou me matar. -Não faça isso senhor, porque não liga para algum conhecido, amigo ou familiar? -sua desgraçada burra! Não sou senhor, merda!Tenho dezessete anos e a única pessoa que atendeu a porra do telefone foi você e se desligar mato. -Veja bem, se eu não desligar serei demitida. Você é só um menino, porque não vai dar uma volta no shopping? -Cala a boca! Não ta ajudando em nada, eu sou só um menino não é? Um menino que vai se matar e você preocupada com esse emprego de merda. Não vê que ta virando um robô do sistema, mais um desses bichos adestrados prontos para servir de burro de carga. Nem pra cobaia você serve! -O senhor está me ofendendo, onde estão seus pais? -Essa é ótima! Onde estão meus pais? Não tenho não, mais se quer saber meu genitor deve tá comendo a secretária dele em algum motelzinho de quinta e aquela que chamo de mãe provavelmente está enchendo algumas sacolas de roupas caras que ela nunca irá usar. -Por favor, você poderia permitir que eu desligasse o telefone? Preciso desse emprego. -Se desligar, me mato. -Senhor, não posso lhe ajudar. Olhe pro dia bonito que está fazendo, porque não vai tomar um sorvete... -Quantos anos você tem? -Não posso dar informações pessoais, senhor. -Senhor, senhor, que porra! Quantos anos você tem? -Vinte e dois anos. -Vinte e dois anos de burrice. fica ai dizendo para eu viver não é? Mais você já esta morta! o que faz para se divertir? -Eu leio senhor. -É mais fácil não é? Conviver com personagens do que com humanos de carne, osso e maldades. -Preciso desligar. -O que foi isso, um soluço? ta chorando? -Vou desligar, por favor, não se mate. -Vai ter mesmo coragem? Se desligar esse telefone nunca vai saber se me matei ou não. Vai conseguir dormir a noite? -Diga que não vai se matar. -Eu vou, assim que você desligar esse telefone. -Por favor, senhor, nossa ligação será automaticamente desligada daqui dois minutos. -Como é que é? Automaticamente? -O sistema é programado para desligar ligações que ultrapassem dez minutos. -Pois bem, me de o número do seu celular. -Não posso senhor, nossa conversa esta sendo gravada e eu não tenho autorização para dar informações pessoais. -Esta sendo gravada, não é? E quem ouve as gravações? -Meu supervisor, senhor. -Para de falar senhor, porra! Seu supervisor, então ele vai saber que me matei por sua causa. -Por favor... -Para de chorar, merda! Que diferença faz? Você nem me conhece. Sua egoísta, ta preocupada só com sua dúvida, com os pesadelos que terá a partir de hoje. -Não, não é isso. -Então me passa seu número. -9954... -Tu. Tu. Tu Ele, o menino, coloca o telefone no gancho entra no café bem em frente ao prédio do 102 informações e espera. Minutos depois vê uma menina gorda, loira e de vestido laranja, ela sai do prédio, o sinal está fechado então ela espera. Ele vê as lágrimas escorrendo a face dela, o sinal abre ela espera passar alguns carros e se joga na frente de um ônibus metropolitano, as pessoas correm e formam um formigueiro em volta do corpo. Ele, o menino vai até lá, confere no crachá Jéssica, então ele se agacha coloca uma flor sobre o peito levanta vai até um orelhão e disca 102.

7 de setembro de 2009

sete de setembro

...só pq é feriado, só pq as pessoas gostariam de um parque ensolarado e o bebe pede por passeio...Deus ta brabo hoje e eu fui xingar ele da janela e ele respondeu com mais chuva então mostrei o dedo e ele gritou um trovão... o apartamento ta pequeno e o cd repete desde manhã e a tv repete pra sempre...um peixe? pq não?pq o mercado municipal ta fechado. a é? é sim. e pq? pq é sete de Setembro.então as pessoas trocam meia dúzias de palavras e o bebe mexe mais uma vez em coisas proibidas e o celular toca...quem é? quem é quem? no celular. não sei ela foi atender no banheiro e voltou dizendo que essa chuva veio pra ficar.e veio? é pelo jeito sim.então eu vou trabalhar né, não tenho o que fazer mesmo.então tá.você vai embora ou vai ficar aqui? eu vou né.então vamos.vamos.thau...thau...thau...mais um cigarro? tá mais um cigarro e o ligeirinho e o tânsito e o feriado e a chuva. eu te ligo mais tarde. eu vou dar alguma coisa pro bebe comer.eu vou ler um livro.cade meu guarda chuva? cade o meu?cade?ta aqui, debaixo da cama.o meu? não o dela. então tá, vou chamar o elevador. putz! o que? quebrou. o elevador? não, o guarda chuva.Putz!

4 de setembro de 2009

A presssa é sinonimo de perca de memória até p escrever...

A menina chegou em casa cha-co-a-lhou a termica, encheu a chaleira de água e dedicou-se a escrever. Após muitas indecisões entre s e ç lembrou q a água quase evaporou completamente. Desligou o fogo e esqueceu o q ia fazer. Pensou em algo instantaneo e decidiu q sua fome era de macarrão. Abriu o primeiro pacotinho e depois, o segundo pacotinho q dizia ter um gosto de galinha caipira em pó á vácuo lá dentro, jogou o macarrao na chaleira e dedicou-se a escrever. Quando a fome cansou de esperar a menina descobriu q a galinha com gosto de caipira no macarrão havia virado uma sopa cremosa e demorada. Quem sabe daqui a alguns instantes o sono avisa a menina q a termica está ainda a sua espera...

3 de setembro de 2009

Errata

Ei garota, tu sabe q amamos vc, então por favor não se decpcione se resolvemos anunciar seu niver 3 dias depois! É pq pra mim a festa só não foi mais longe por falta de condições favoráveis. Tudo de bem bom nessa vida de escritora maringaense, q agora já é mais curitibana q eu. Tudo d bem bom nessa vida de mãe, de mulher, de amiga, de filha e de irmã. Tudo de bem bom nessa sua vida q agora é nossa também. O dia é seu mas eu quero o presente de estar presente sempre. E só!

1 de setembro de 2009

monólogo interior

Tive medo, juro que tive... vocês conversavam tão bem... e eu pensando em lhe roubar um beijo. (monólogo completamente interior!) engraçado... liguei o som e estava tocando um tango moderninho... amanhã nos veremos na aula de dança. Pq não uma aula de dança? Sentada a beira da janela vejo os pés vestidos de meia azul claro, batendo um contra o outro no rítimo da música... Acho q hoje vai ser mais uma daquelas noites que eu não consigo dormir...
Iza

30 de agosto de 2009

Pelo o que estou vendo essa vai ser mais uma daquelas noites em que eu faço uma garrafa de café e acabo com ela até o dia amanhecer. Como se não bastasse o café, o açucar acabou e não tenho mercado 24h por perto... segundo um amigo meu, aqui parece uma outra cidade, talvez essa cidade não tenha se desenvolvido o suficiente para ter mercado 24h. Tuso bem vai café amargo mesmo... depois que ele acabar eu tomo coca-cola, não tem problema.
Iza

28 de agosto de 2009

ovos fritos

... foi no último soprar de nicotina que senti o pulmão doer numa dor aguda, apaguei o cigarro e disse a mim mesma que já é hora de largar o vicio...mão sobre mão e os olhos perdidos na parede branca que preenchia o vazio do quarto...acendi outro cigarro...não, não vou morrer tuberculosa, como os ídolos de minha vida, o que sufoca o peito é essa falta sei lá de que... é que nasci com um vazio no peito...o mar majestoso ao redor está violento e acima da minha cabeça a tempestade dança com seus raios coloridos sobre o cinza do céu... se ao menos derramasse de vez a chuva sobre a terra... água...vida...deixaria de ser tão vazio esse meu vazio...há uma mancha no teto... um demônio dança com sua cundaline...na verdade um demônio e um anjo já que a mancha que desenha o corpo se estende formando uma asa...metade demônio metade anjo, pois, o rachado do teto corta o corpo no meio...o anjo sem rosto me fita...inerte com sua asa de nuvem, mais, é o demônio que me atrai com sua dança pornográfica, não que eu seja a pessoa mais devassa do mundo, esse anjo é que não me comove seu rosto escondido pela tinta branca e uma asa de nuvem tão infantil quanto algodão doce...não ele que o demônio me tenta? não reage...só observa...um barulho na porta perturbando o silêncio do mundo...não, não vou abrir...que insistência, bate na minha janela, chacoalha árvores, provocou tanto um cachorro que agora ele late desesperado...a última vez que ventou assim levou-me embora todas as rosas... ladrão de jardim... será que é por isso rosa dos ventos a rosa-dos-ventos? pois na primavera quem vem planto margaridas...brancas e amarelas...que horror, ia parecer um campo de ovos fritos...pois então faço um jardim de bananas que são forte e cheiram doce...
Juca Martins

pra minha amiguinha

Queria poder querer-te sem afetar esse meu ego tolo, queria que o meu querer não ferisse esse teu ego louco, queria ferir-te a carne exposta, apunhalar tua face rosa, chorar em teu peito vazio a lágrima de termos nos perdido.Abandona essa tua dor agora e vem sorrir aos passarinhos cantores de meus ouvidos, larga pro antes o coração em ruína e vem louvar as nuvens desenhos abstratos de meus sonhos.Qual o tamanho deste abraço que não me deste hoje? qual frase vaga perdida contida em teus lábios agora? Quanta saudade de ter tua voz só pros meus ouvidos, venha querida me dizer coisas repetidas desta tua vida minha, minha linda criança que teus olhos voltem a brilhar pra mim, um dia, em dia nublado,de sol escondido, assim, como meus olhos perdidos no labirinto que é esse teu olhar...
Juca Martins

sem meias

Hoje eu fui invadida por uma tristeza avassaladora, aconteceu que eu estava no ponto de onibus, no terminal Guadalupe, em uma fila enorme tremendo de frio, faziam 8 ou 9 graus e a manhã estava cinza e úmida, derrepente surgi um homem velho e cego, ele estava com uma camiseta surrada e encardida, calça de moletom e sandálias, segurava na mão esquerda uma sacolinha dessas que dão remédios em posto de saúde vazia e repetia com aquela voz tremula e tão baixa que quase não se ouvia :
- uma esmola, uma esmola... eu não tive reação estava hipnotizada, aquela imagem me assustou e paralisou meus sentidos, pensava em como aqueles pés sem meias deviam estar gelados... - uma esmola, uma esmola... lágrimas começaram a escorrer de minha face me consolava o fato dele não poder me ver chorando, mais, minha vizinha via e me olhava com estranhamento, vi que o onibus se aproximava e só então consegui mover meus braços, pegar minhas moedas e ouvir elas caindo dentro da sacolinha de remédios... - uma esmola, uma esmola... enquanto meu onibus seguia para seu destino eu já não cabia ali, continuava chorando e agora com soluços e tudo e isso incomodava os passageiros, desci uns dois ou três quilometros da minha casa, achei que seria bom andar, talvez eu deixasse que a tristeza se perdesse pelo caminho, mais não, eu não me livrei dela,começou a chover e então me dei conta que já não me importava mais, seja o que for a gente se acostuma e foi isso que me assustou no velho, aqueles pés gelados, aqueles olhos vazios a voz e tudo o mais, ele não estava ali pelas moedas nem por fome, a esmola que ele pedia quase que em silêncio era que livrassem ele daquela tristeza... - uma esmola, uma esmola... já de noite vi no jornal que um velho cego foi atropelado por um onibus na saída do terminal Guadalupe, sorri sabendo que ele finalmente conseguiu o que queria e agora restava a mim continuar repetindo: -uma esmola, uma esmola...

26 de agosto de 2009

A estética do coração de peneira

Meu coração tá feito uma peneira [quero dizer cheio de buracos, e não criterioso]. Mas ele ainda está aqui, e ainda está batendo. Uma peneira pulsante! TUM TUM, TUM TUM. Ainda dói. Agora dói mais. Mas não mais por você. E só...
Iza

25 de agosto de 2009

E tudo começou com o copo singelo...

Eu-lembro-desse-dia-mocinha
Uma dose de tequila, duas saborosas cerejas e um copo singelo sobre a mesa redonda daquele bar sonoro aconchegante e sedutor... o perfume embriagando a menina escondida na boina daquele menino... o gosto do tabaco passeando entre salivas e dentes... as contas vermelhas tintiliando... os olhares se cruzando no espelho... a moldura enquadrando a parede... eu, você, nós três, nós quatro... eu você e um quarto...
Constrangida por falta de uma pimenta!
Juca Martins
A lavanda e as pimentas...
As pimentas e a lavanda...
A lavanda agora tem amigas
A intimidade também estraga.
Juca Martins

E pq não um romance?

E pq não um romance com cheiro de dia de chuva?
Com direito a aulas de dança
Brigadeiro de panela
Música, voz e violão?
E pq não um romance q faz o dia ficar mais bonito
O coração bater mais forte
A ansiedade falar mais alto
A euforia tomar conta do corpo?
E pq não?
Iza

Analista

Há dias tenho pensado em ir num analista... Não vou pq tenho medo q ele piore minha situação dizendo que sou realmente louca e terei de me conformar com isso... e mesmo q todas as pessoas nesse mundo sejam loucas, nesse caso meu medo é q o anlista diga q sou normal.
Iza
Era pra ser isso que
se transformou em
um vaso em uma caixa
e um caixão.
Juca Martins

Diálogo em trio na mesa de bar

[...] Um- Tão introspectivo... Dois- Não, trospectivo!!! Três- O que é trospectivo? Dois- É o oposto de introspectivo, sua expândida!!! Três- O que é expândida? Dois- É o oposto de inexpândida! [...]
Iza

Quem sabe uma música...

Eu lembro desse dia...
Vou lamber sua bochecha pra ficar com gosto de base na boca, vou reparar na sua unha no seu cabelo e naquele pensamento escondido.
Deixa eu apagar a luz pra você dormir em paz, te dar um beijo na testa e ir procurar teus sonhos.
Vem dançar comigo nessa rua molhada, tocar o asfalto com a ponta dos dedos, morar comigo em um aquário!
Te dou um beijo todo dia de manhã, um jardim de algas e pedras, te levo pra ver músicas e ouvir o lilás do meu coração.
Juca Martins